domingo, 6 de março de 2011

Zapping sobre Livros 1*


De um autor anónimo, mas com o pseudónimo de António Ribeiro - este é um livro que fala-nos do cão adoptado por Sócrates. Nele podemos encontrar revelações até então desconhecidas, e passo a citar: 

«Desta vez fiz asneira e da grossa. Mas como podia eu saber que aquele pedaço de papel que rasguei e comi era tão especial para o meu dono? Todos os dias lhe como e destruo metade dos papéis oficiais e dos despachos que ele tem em cima da secretária e ele não se importa com isso. Aliás, as coisas que já lhe comi, davam para fazer um livro só sobre isso: um DVD intitulado “Espanhol para falar com Chefes de Estado”, um telemóvel que fazia ruídos estranhos quando se atendia (este por acaso até foi o meu dono que me deu para roer), um livro de poemas autografado pelo Manuel Alegre (ainda por abrir!), uma fotografia do presidente da República que estava a marcar as Páginas Amarelas, três ou quatro orçamentos de Estado (são sempre os mais difíceis de roer). Sempre que tenho estes impulsos de rafeiro, o meu dono faz-me aquela falsa cara de mau e diz-me “Não, pá, isso não pá, larga pá!” mas depois ou toca o telemóvel e ele distrai-se com a conversa ou acaba por esboçar um sorriso e perdoar-me. Desta vez não. Foi tudo muito diferente. Enfim, a culpa é minha. Tinha de acabar em desgraça esta minha mania de me atirar a tudo o que é papel oficial. E o que mais me causa estranheza é que desta vez só roí um papel, um miserável papel. (…) Este era fininho, uma folha apenas, estava cheio de números e letras e tinha um emblema no cimo da página. Uma coisa aparentemente rasca, sem valor mas afinal era valiosíssima! Como é que eu ia saber que aquilo era o certificado de habilitações do meu dono, do seu curso de engenheiro?»

Com que então foi o cão que fez desaparecer o certificado de habilitações de Engenheiro do seu dono!!! Ai, ai, ai... isso não se faz  xD
Um livro sem dúvida para ser saboreado com ironia misturada com realidade.  

Só para terminar passo a citar a frase do autor do livro que me deixou a pensar e que me leva a concordar com ele:

"Portugal é um país do tamanho de uma casota de cão onde todos se conhecem; não sei se falta coragem, mas sei que faltam empregos, pelo que muita gente não escreve o que gostaria de escrever"

1 comentário:

  1. Não fui eu que escrevi este livro mas estou solidário para com a pessoa que o fez :)

    ResponderEliminar